sábado, 1 de junho de 2013

Cara, ciúmes é uma coisa absurda. Eu sou do tipo que tenta controlar ao máximo esse impulso, é, aquele impulso de voar em cima da primeira baranga que ousar vir pra cima do meu namorado. Já tive momentos na minha vida em que olhei pra mim mesma e pensei "Uau, arrasou.". Exatamente por ter saído por cima de situações em que eu poderia me rebaixar.
Por exemplo, no início do meu namoro eu estava em uma boate com meu namorado e do nada uma garota vaca horrorosa hipopótama sentou na nossa mesa e começou abraçar o amigo do meu namorado. Ok, até então estava tudo bem. Até que eu analisei direitinho o rosto dela e me lembrei que meu namorado já tinha pegado aquela donzela... Escutem só. Permaneci impassível. Ela começou puxar assunto e perguntar como estava nosso namoro, parabenizou o casal e disse que éramos lindos. EI EI! Essa era a hora de eu dar um chilique, levantar da mesa e arrastar meu namorado. Mas na boa? Valeria a pena dar esse gostinho a ela? Não. Então me segurei, respondi educadamente e depois de um tempo ela ficou sem graça e levantou da mesa. E tenho certeza que fiz melhor assim.
O que eu quero que vocês entendam é, ciúmes nem sempre é uma forma legal de mostrar que se gosta de alguém. Se você for muito ciumenta, acaba valorizando o seu parceiro demais. Como assim? Já te explico. Se você tem muito ciúme do seu namorado, acha que todas mulheres o desejam e não deixa nem que ele olhe para o lado... Ele vai se achar. É natural, é humano. Tudo aquilo que é muito valorizado tende a aumentar de preço, pensa só. Então quer saber? Segure esse ciúme, porque as mulheres do mundo não estão nem aí pro seu namorado (só algumas!) e ele não é irresistível, muito menos nenhum Ian Somerhalder pra arrasar corações por aí. Tenha ciúmes na medida certa, no momento certo. Faça um elogio a ele de vez em quando e diga "Nossa, to até com ciúmes de tão lindo que você está hoje." É esse tipo de ciúme que é saudável e essencial em qualquer relacionamento.
Sei que muitas de vocês vão dizer "Ah, mas as amiguinhas dele me  
provocam!" Ok, elas te provocam. Uma pessoa quando provoca a outra, o que ela espera? Hein? Não fique quieta, quero que me responda. Isso mesmo, que a outra reaja. Se você reagir vai estar dando exatamente tudo que elas querem. E sabe o que é pior? Elas ainda vão dizer em alto e bom som pro seu namorado "Sua namorada é louca..". Porque o ciumento é sempre louco, vê coisas, imagina situações. Sempre.
Se fazer de indiferente traz bons resultados, acreditem. Os homens vão sempre pensar "Nossa, ela é tão segura de si!", e mesmo que você não seja nada segura e se descabele em casa em frente o espelho, deixe que ele pense isso.
Outra coisa que gostaria de diferenciar, ciúmes é completamente diferente de psicopatia. É, psicopatia! Ter senha de Facebook e ler todas as conversas do seu parceiro, vocês acham isso normal? Pois eu não. Não que eu tenha algo a esconder, não tenho mesmo. Acho que se eu quisesse trair a pessoa que está ao meu lado eu nem estaria ao lado dela, pra começar. Mas em um relacionamento ambos devem ter  
sua individualidade, e isso inclui conversas no Facebook. Vai dizer que você não fica o dia todo rindo e se divertindo com suas amigas no chat? E qual a necessidade do seu parceiro ler esses assuntos? Que são só de vocês? Acho que atualmente as pessoas estão brigando por muito pouco. Discutindo curtidas em redes sociais e piscadinhas de emotions perdidos. Outra coisa que considero completamente absurda é essa mania de ler as sms um do outro. Tá, quem nunca deu uma escapadela e leu as sms dele só pra ter certeza que ele é só seu? Ok, todas nós já fizemos isso. Mas confesso que me senti um pouco idiota, afinal, confio em quem está comigo, por que desconfiar de uma sms? Existem casais que fazem disso uma rotina, e qualquer mensagem mal explicada ou com uma letra "o'' a mais no "beijo'' vira motivo de discussão. Na boa? Não confia, termina.
A individualidade deve estar presente também nas amizades. Você pode ter suas amigas e namorar ao mesmo tempo, não há mal algum. Odeio pessoas que largam tudo por um relacionamento, e a essas pessoas eu tenho só uma coisa a dizer: relacionamentos acabam, amizades são para sempre. Não se arrisque perder pessoas que estarão ao seu lado sempre por pessoas que podem estar ao seu lado por tempo determinado. Ambos devem ter seus momentos com os amigos, ir no cinema, em um barzinho, coisas do tipo. Claro que não acho certo ir para a boate com as amigas e deixar o namorado em casa, nunca. Tudo tem limites, né? Mas acreditem, existem casais que não deixam que o outro vá na esquina sem que ele esteja ao lado. E sinceramente, sei que esses casais não serão casais por muito tempo.
O relacionamento passa por várias fases, várias. O início onde tudo é cor de rosa, o meio onde surgem algumas complicações que podem ser superadas pela força de vontade de ambos, e o final, onde nada dá mais certo e as brigas tomam conta. Muitos casais estão no final há anos, mas eles se negam a terminar pois tem medo do que pode acontecer depois. Olha, um conselho? O que está ruim só tende a piorar. Um namorado ciumento vai ser sempre ciumento, e se um dia vocês se casarem ele vai ser um psicopata completo. Um namorado que tem ciúme excessivo dos seus amigos vai ser sempre assim, e se um dia vocês se casarem você não poderá sair de casa. É o que eu falo sempre para minhas amigas: acreditar que as pessoas podem mudar é algo que já desisti há muito tempo. As pessoas podem mudar, mas elas não querem.
Ciúmes deve ser usado com moderação, com sabedoria. Se você souber usar da forma certa, ele vai estar a seu favor. Uma vez ou outra gostamos de nos sentir disputados, isso é óbvio. Mas a partir do momento em que isso vira obsessão, acaba virando um motivo a mais para que tudo acabe. Homens que não deixam mulheres irem malhar, ir na piscina, sair com as amigas para beber, ter amigos, etc. Genten, não estamos mais no século passado. Mulheres devem sim malhar e ficar gostosas, ter seu direito de pegar um sol para ficar bronzeada, sair com as amigas para falar mal das sogras e ter amigos verdadeiros que vão protegê-la sempre. E isso não é nenhum absurdo! É natural, é normal. Pessoas que fogem da normalidade me assustam, e pessoas que aceitam isso mais ainda.
Então coloque a mão na consciência e pense "Se ele está ao meu lado é porque gosta de mim. Não devo ter ciúmes por besteira e nem deixar que isso atrapalhe meu relacionamento". Mas se ao final dessa frase ainda restar uma dúvida, sinto muito. Falta confiança no seu relacionamento, falta confiança em si mesma. E um relacionamento sem confiança, bem, não é nada.

Nenhum comentário: